[POST DO FABÃO] SATURN MOVIE CARD


O texto original foi publicado no perfil pessoal de Fabio Santana (PR Manager da Capcom Brasil) no Facebook




 Isto é um Movie Card, um acessório que dá ao Sega Saturn a capacidade de rodar Video CDs (aqueles CDs de filme que antecederam os DVDs) e também de melhorar a qualidade dos vídeos de alguns jogos compatíveis com o formato MPEG-1. 

 Este que tenho na mão é o modelo Twin Operator RG-VC2 da Victor, que também adiciona compatibilidade com Photo CD. Outros modelos foram lançados por outras empresas, inclusive pela Sega, e o acessório chegou não apenas ao Japão, mas também a outras partes da Ásia e Europa. Embora nenhum desses cartões tenha sido lançado nos EUA, eles funcionam em qualquer console ocidental (o meu está ligado num Saturn da Tec Toy), e se encaixam naquele compartimento traseiro onde também se encontra a bateria do sistema.

 Cerca de uma dúzia de jogos foram lançados no Japão compatíveis com Movie Card, e a qualidade dos vídeos desses jogos melhorava com a presença do acessório – exibindo vídeos em tela inteira e com melhor definição e taxa de quadros por segundo, coisa que só era comum no concorrente PS1, que tinha hardware dedicado para decodificar vídeo.
Esta versão especial de Lunar: Silver Star Story lançada em 1997, quase um ano após o lançamento da versão convencional, é o único jogo do Sega Saturn que requer, obrigatoriamente, um Movie Card para rodar. Seus vídeos são muito superiores aos da versão convencional do jogo – e, dizem, melhores até que que os da versão PS1.




Em cima: Lunar: Silver Star Story convencional do Saturn.

Embaixo: Lunar: Silver Star Story Complete (MPEG Version) do Saturn com Movie Card.

 A resolução deste vídeo não capta os detalhes, mas já dá pelo menos para comparar a área da tela ocupada pelas duas versões. Saturn com Movie Card tem vídeos com qualidade de PS1 ou melhor. Pena que poucos jogos utilizaram.

 Aproveitei e gravei também um vídeo mostrando a instalação e remoção do Movie Card do Saturn. Sim, aquele compartimento traseiro não serve só pra trocar a bateria do sistema. =p



Fabio Santana foi editor de diversas revistas de games do Brasil, e atualmente é PR Manager da Capcom Brasil. Inscrevam-se no canal dele para conteúdos deste nível!

Comentários