Este vídeo é uma preciosidade a ser salva em .mp4 naquele HD de backup: o já saudoso Goulart de Andrade em uma visita à linha de montagem da Taito do Brasil em 1983.
Ele mostra o processo de fabricação de um "clone" do Donkey Kong para fliperama, e da programação de vozes nos jogos que, embora a reportagem não revele, era feita a partir dos fonemas que vinham gravados nos circuitos vindos dos EUA, e por isso as frases têm um forte sotaque americano, embora o texto seja em português.
Tomara que surjam cada vez mais relatos dessa época pouco documentada na história dos games no Brasil, pois isso faz parte da história do desenvolvimento e estudos em novas tecnologias, além de colocar em pauta questões importantes, justamente como os motivos que levaram estes "clones" de jogos e aparelhos a cruzarem o ocidente, sendo hoje cultuados por fãs do mundo todo.
Ele mostra o processo de fabricação de um "clone" do Donkey Kong para fliperama, e da programação de vozes nos jogos que, embora a reportagem não revele, era feita a partir dos fonemas que vinham gravados nos circuitos vindos dos EUA, e por isso as frases têm um forte sotaque americano, embora o texto seja em português.
Tomara que surjam cada vez mais relatos dessa época pouco documentada na história dos games no Brasil, pois isso faz parte da história do desenvolvimento e estudos em novas tecnologias, além de colocar em pauta questões importantes, justamente como os motivos que levaram estes "clones" de jogos e aparelhos a cruzarem o ocidente, sendo hoje cultuados por fãs do mundo todo.
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